Substituição ou Remoção de Tanques de Combustíveis

Substituição ou Remoção de Tanques de Combustíveis

Substituição ou Remoção de Tanques de Combustíveis

A substituição ou remoção de tanque de combustível é uma tarefa complexa que requer expertise e conhecimento especializado para ser realizada de forma segura e eficiente. Nossa equipe altamente qualificada possui ampla experiência na substituição ou remoção de tanque de combustível de diversos tipos e tamanhos, desde tanques residenciais até grandes tanques comerciais e industriais. 

A substituição ou remoção de tanque de combustível pode ser mandatória, solicitada pelos órgãos ambientais, ou voluntária, quando existe a necessidade de aumento do volume de armazenamento. 

Nos dois casos existe a necessidade de planejamento da substituição ou remoção do tanque de combustível, tanques instalados há muito tempo, não atendem as regulamentações atuais e a sua remoção precisa ser mais cuidadosa para evitar vazamentos e infiltrações de combustível no solo e água subterrânea. Tanques mais velhos com paredes simples e de ferro muitas vezes deformam durante a sua remoção.

Todos os procedimentos para substituição ou remoção de tanque de combustível precisam atender normas regulamentadoras (NBRs) e licenças ou autorizações emitidas pelos órgãos ambientais.

O primeiro passo para substituição ou remoção de tanque de combustível é obter as devidas licenças ou autorizações e mobilizar as equipes de profissionais responsáveis por cada atividade. Estão envolvidos técnicos instaladores, transportadores, engenheiros e geólogos.

Na execução é preciso o isolamento da área a fim de evitar riscos, os produtos armazenados em geral são inflamáveis e os seus gases podem provocar explosões. Após o esvaziamento e inertização do tanque e a quebra do piso no caso de tanques subterrâneos, será iniciado o içamento do tanque até a sua total remoção e carregamento para transporte. A cava onde o tanque se encontrava terá o solo examinado para verificar a existência de contaminantes e em caso de contaminações o solo precisará ser removido e destinado adequadamente.

Após a instalação do novo tanque ou o fechamento da cava, as informações da execução da operação precisarão ser agrupadas para elaboração do Relatório comprobatório. Este relatório precisará informar os procedimentos adotados, incluindo laudos da qualidade do solo, e apresentar as documentações do transporte e destino do tanque removido. Os transportadores e destinos finais precisarão ter suas atividades licenciadas.

A abordagem da Biota-Geom inclui a solicitação de licença ou autorização nos órgãos ambientais e uma avaliação completa do local, identificando e gerenciando quaisquer riscos potenciais antes e durante a operação de remoção. No gerenciamento dos projetos de substituição ou remoção de tanque de combustível reunimos todos os responsáveis e fornecedores envolvidos e oferecemos as melhores soluções para o transporte e destinação dos tanques, solo e água contaminada.

Se você tem a necessidade de remover um tanque de combustível, a Biota-Geom é a escolha certa. Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos serviços de substituição ou remoção de tanques de combustíveis. Estamos prontos para ajudá-lo de maneira profissional e responsável, garantindo a proteção do meio ambiente e o cumprimento de todas as regulamentações aplicáveis. 

Conforme as condições de conservação do tanque, vazamentos ou desmobilização da atividade, a remoção de tanques ou a substituição deles é necessária.

Os trabalhos de remoção de tanques requerem planejamento e o atendimento de normas ambientais e de segurança, tendo em vista a possibilidade de vazamentos, contaminações, incêndio e explosão.

Para planejamento da obra é necessária a Licença Ambiental que irá estabelecer as condições para execução. Na licença serão solicitados os responsáveis técnicos pelas instalações, segurança e ambientais.

A equipe da Biota-Geom desenvolve o planejamento da remoção de tanques relacionando todos os participantes da obra e empresas de transporte e destinação de resíduos (tanques, solo e água), todos devidamente licenciados pelos órgãos ambientais. Os custos da obra também podem ser estimados nesse planejamento.

Na execução, são controlados os níveis de contaminação, é efetuada a amostragem de solo e segregado o material contaminado para transporte e destinação para tratamento. A remoção de fontes de contaminação e o conhecimento da situação do local auxiliarão no Gerenciamento de Áreas Contaminadas caso ocorram.

Perguntas Frequentes

  • Como saber se preciso substituir ou remover um tanque de combustível?

    As atividades que trabalham com tanques de combustível, seja no comércio varejista ou para o abastecimento de frota própria, precisam de licenciamento ambiental para operação. No cadastramento da atividade será necessário informar os tipos de tanques que a atividade possui ou gostaria de instalar. A fabricação de tanques e seus equipamentos atendem normas regulamentadoras e toda a instalação do sistema de armazenamento precisa ser certificada. No caso de vazamentos ou quando a validade do tanque estiver se esgotando será necessária a substituição ou remoção do tanque.

    Tanques de combustível com parede simples tem em geral validade de 15 anos, já tanques de parede dupla, chamados de ecológicos, podem ter a validade superior a 30 anos. Apesar das validades, os equipamentos sofrem desgastes e precisam de manutenção continua podendo ter validades inferiores.

  • O que é melhor, tanque de combustível subterrâneo ou aéreo?

    As duas formas de instalação dos tanques precisam ser avaliadas na implantação da atividade.

    Tanques de combustíveis subterrâneos requerem obras de escavação e pavimentação, monitoramentos da estanqueidade contínuos e poços de monitoramento da água subterrânea para monitoramento de vazamentos. Apesar disso, principalmente em ambientes urbanos, economizam espaços no terreno e reduzem a chance de roubo ou vandalismo, pois são menos visíveis e mais difíceis de acessar.

    Tanques de combustíveis aéreos necessitam áreas maiores e ocupam espaços no terreno na sua instalação e estão mais sujeitos a acidentes e intempéries. Também requerem monitoramentos, mas como são visíveis facilmente, favorecem a percepção de problemas. 

  • O que é necessário para substituir ou remover um tanque de combustível?

    O primeiro passo para substituir ou remover um tanque de combustível é obter as devidas licenças ou autorizações e mobilizar as equipes de profissionais responsáveis por cada atividade.

    A equipe da Biota-Geom conta com profissionais para o gerenciamento do projeto e acompanhamento da operação de substituição ou remoção de tanques de combustíveis, solicitando a licença ou autorização nos órgãos ambientais e reunindo todos os responsáveis e fornecedores envolvidos, oferecendo as melhores soluções para o transporte e destinação dos tanques, solo e água contaminada.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.